UEPB - Repositório Digital

Formação inicial de professores: um instrumento para sistematizar a reflexão sobre a prática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Matias, Aluska da Silva
dc.date.accessioned 2012-11-09T12:05:16Z
dc.date.available 2012-11-09T12:05:16Z
dc.date.issued 2012-11-09
dc.identifier.other CDD 371.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/657
dc.description MATIAS, A. da S. Formação inicial de professores: um instrumento para sistematizar a reflexão sobre a prática. 2011. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Nos cursos de licenciatura, são destinadas 400 horas para realização de estágio supervisionado em escolas da educação básica. Os futuros professores devem vivenciar o cotidiano de sala de aula e desenvolver competências e habilidades próprias do “fazer docente”. Um dos maiores desafios da formação inicial é ensinar ao futuro professor a fundamentar sua prática com referenciais teóricos e a construir uma postura investigativa para suas ações em sala de aula. Neste trabalho, o objetivo foi apresentar a versão preliminar de uma Ficha de Indicadores para Análise de Aulas filmadas em vídeo (FIAA). Essa ficha pode revelar aos professores em formação as concepções e as características do seu fazer que até então eram tácitas, promovendo a explicitação, reflexão e mudança em sua prática docente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Roberta Samania Marques pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Vídeo-aula pt_BR
dc.title Formação inicial de professores: um instrumento para sistematizar a reflexão sobre a prática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta