dc.contributor.author |
Matias, Aluska da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2012-11-09T12:05:16Z |
|
dc.date.available |
2012-11-09T12:05:16Z |
|
dc.date.issued |
2012-11-09 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.3 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/657 |
|
dc.description |
MATIAS, A. da S.
Formação inicial de professores: um
instrumento para sistematizar a reflexão sobre a
prática. 2011. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Nos cursos de licenciatura, são destinadas 400 horas para realização de estágio supervisionado
em escolas da educação básica. Os futuros professores devem vivenciar o cotidiano de sala de
aula e desenvolver competências e habilidades próprias do “fazer docente”. Um dos maiores
desafios da formação inicial é ensinar ao futuro professor a fundamentar sua prática com
referenciais teóricos e a construir uma postura investigativa para suas ações em sala de aula.
Neste trabalho, o objetivo foi apresentar a versão preliminar de uma Ficha de Indicadores para
Análise de Aulas filmadas em vídeo (FIAA). Essa ficha pode revelar aos professores em
formação as concepções e as características do seu fazer que até então eram tácitas,
promovendo a explicitação, reflexão e mudança em sua prática docente. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Roberta Samania Marques |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Vídeo-aula |
pt_BR |
dc.title |
Formação inicial de professores: um instrumento para sistematizar a reflexão sobre a prática |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |