Resumo:
O presente estudo se propôs a pesquisar de forma sucinta a importância do
marketing verde através de um estudo na empresa Fazenda Tamanduá, localizada na cidade
de Santa Teresinha – PB, a fim de verificar a influência dessa temática nas decisões da
organização. E a partir da problemática discutida, definiu-se o problema de estudo: Como o
marketing verde pode gerar vantagens e ganhos de mercado para a organização (Uma
avaliação da Fazenda Tamanduá). A partir disso se fez necessário ter como objetivo principal
analisar a influência do marketing verde como estratégia de vantagens e ganhos de mercado, e
para tanto se fez necessário mais especificadamente contextualizar marketing verde como
estratégia de vantagens e ganhos de mercado, investigar a utilização do marketing verde na
organização e investigar as vantagens e ganhos de mercado dentro da organização. Quanto à
metodologia utilizada à pesquisa é descritiva e trata-se de um estudo de caso, e quanto ao seu
caráter ela é qualitativa e utilizou-se como instrumento de pesquisa uma entrevista através de
um questionário semiestruturado. Os resultados apontam para a vantagem competitiva que a
empresa obtém utilizando o marketing verde por meio de certificações ambientais e pela
qualidade dos produtos, uma vez que os mesmos são orgânicos. Conclui-se desta forma que a
empresa de fato possui essa estratégia de marketing verde por meio de suas certificações
ambientais o que consequentemente a deixa em evidência no mercado na qual atua, fazendo
com que os clientes passem a comprar seus produtos e assim obtém vantagem competitiva
perante seus concorrentes.
Descrição:
LUCENA, C. R. N. Vantagens e ganhos de mercado do Marketing Verde: uma avaliação da Fazenda Tamanduá. 2014. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.