Resumo:
No presente trabalho, buscou-se abordar e refletir sobre a geometria na sala de aula,
pondo em perpectiva a modelagem matemática. Tal abordagem e tal reflexão advêm
das preocupações oriundas da forma de como a geometria vem sendo ensinada em
ambientes escolares, em qualquer nível de ensino do fundamental ao médio. A
modelagem matemática e a geometria foram utilizadas como estratégias
facilitadoras do ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, o trabalho foi
desenvolvido com uma abordagem qualitativa de pesquisa, tendo como contexto a
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Gertrudes Leite, localizada na
cidade de Desterro-Paraíba. Os resultados indicaram que a natureza das atividades
a serem propostas com a geometria e a modelagem matemática, proporcionaram
uma melhor assimilação e aprendizagem por parte dos alunos. Além disso, as
dificuldades e dilemas surgidos no desenvolvimento das atividades de modelagem
precisam ser incluídos nas discussões sobre esta temática.
Descrição:
MARINHO, G. S. Modelagem Matemática como estratégia de ensino aplicada à Geometria. 2014. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.