Resumo:
Atualmente, há a necessidade de buscar metodologias contextualizadas e inovadoras para o ensino de Química, metodologias estas que possam fugir da educação tradicional baseada na memorização e no conhecimento centrado no professor. Com base nisto, esta monografia traça um percurso metodológico de uma sequência didática, dividida em cinco momentos, desenvolvida na Escola Estadual Francelino de Alencar Neves, localizada na Cidade de Itaporanga – PB. Tal sequência trata de trabalhar o conteúdo Eletroquímica, contextualizado com o descarte de pilhas e baterias e toda sua problemática ambiental. A pesquisa sustenta-se numa pesquisa-ação, baseada numa abordagem de ensino CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), ensino este que pretende despertar no aluno o interesse sobre determinado assunto, no qual ele pesquisa, discute e aprende o conhecimento científico com a ajuda do professor. O objetivo do trabalho é analisar através dessa linha de ensino, em que medida o ensino CTSA promove interações sociais na sala de aula entre professor-aluno e aluno-aluno, como também ampliar a visão dos alunos com relação ao desenvolvimento científico e tecnológico, e ainda, promover a oportunidade de sensibilizar as novas gerações para a importância de se viver em um ambiente saudável e equilibrado, tornando-os cidadãos capazes de participarem e transformarem sua realidade e consequentemente, o meio ambiente. A pesquisa mostrou dados onde se pode constatar o quanto há interesse do alunado quando as aulas são desenvolvidas de forma dinâmica e que fujam da tradicionalidade rotineira das aulas, reforçando os benefícios que a sequência didática oferece aos alunos.
Descrição:
ALVES, L. L. Proposta de uma sequência didática para o estudo de Eletroquímica através de uma Abordagem CTSA com enfoque no descarte de pilhas e baterias. 2014. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.