UEPB - Repositório Digital

Proposta de uma sequência didática para o estudo de Eletroquímica através de uma Abordagem CTSA com enfoque no descarte de pilhas e baterias

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Layla Linhares
dc.date.accessioned 2015-02-02T13:19:58Z
dc.date.available 2015-02-02T13:19:58Z
dc.date.issued 2015-02-02
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.357
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6591
dc.description ALVES, L. L. Proposta de uma sequência didática para o estudo de Eletroquímica através de uma Abordagem CTSA com enfoque no descarte de pilhas e baterias. 2014. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente, há a necessidade de buscar metodologias contextualizadas e inovadoras para o ensino de Química, metodologias estas que possam fugir da educação tradicional baseada na memorização e no conhecimento centrado no professor. Com base nisto, esta monografia traça um percurso metodológico de uma sequência didática, dividida em cinco momentos, desenvolvida na Escola Estadual Francelino de Alencar Neves, localizada na Cidade de Itaporanga – PB. Tal sequência trata de trabalhar o conteúdo Eletroquímica, contextualizado com o descarte de pilhas e baterias e toda sua problemática ambiental. A pesquisa sustenta-se numa pesquisa-ação, baseada numa abordagem de ensino CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), ensino este que pretende despertar no aluno o interesse sobre determinado assunto, no qual ele pesquisa, discute e aprende o conhecimento científico com a ajuda do professor. O objetivo do trabalho é analisar através dessa linha de ensino, em que medida o ensino CTSA promove interações sociais na sala de aula entre professor-aluno e aluno-aluno, como também ampliar a visão dos alunos com relação ao desenvolvimento científico e tecnológico, e ainda, promover a oportunidade de sensibilizar as novas gerações para a importância de se viver em um ambiente saudável e equilibrado, tornando-os cidadãos capazes de participarem e transformarem sua realidade e consequentemente, o meio ambiente. A pesquisa mostrou dados onde se pode constatar o quanto há interesse do alunado quando as aulas são desenvolvidas de forma dinâmica e que fujam da tradicionalidade rotineira das aulas, reforçando os benefícios que a sequência didática oferece aos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Soraia Carvalho de Sousa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject CTSA pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Pilhas e baterias pt_BR
dc.title Proposta de uma sequência didática para o estudo de Eletroquímica através de uma Abordagem CTSA com enfoque no descarte de pilhas e baterias pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta