Resumo:
A educação brasileira obteve grandes avanços com a criação da Lei de Diretrizes e Bases para a Educação e com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Entendendo-se os professores como sendo mediadores do conhecimento, procurou-se neste trabalho compreender as dificuldades encontradas no ensino de Física, bem como a utilização do laboratório de Física para solucionar tais problemas. Investigou-se através questionário uma turma de alunos do segundo ano do ensino médio e sua professora de Física. Verificou-se que a principal dificuldade enfrentada pela professora foi fazer com que os discentes compreendessem os conteúdos relacionando-os com o cotidiano. Percebeu-se que a utilização do laboratório de física se faz presente nas aulas dessa professora e que essa forma de dinamizar as aulas é bem aceita pelos alunos. A partir do resultado da pesquisa fica evidente a realização de aulas práticas nessa disciplina.
Descrição:
ANDRADE, A. M. Ensino de Física: utilização do laboratório como metodologia no segundo ano do ensino médio. 2014. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.