Resumo:
Atualmente, o paradigma da educação Inclusiva é um tema que vem enfrentando barreiras na sua adaptação, diante disto, este trabalho teve como objetivo entender os desafios e práticas inclusivas, analisar as dificuldades das pessoas com necessidades especiais na disciplina de Química e se as metodologias utilizadas pelos professores estavam auxiliando no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi de natureza quantitativa e qualitativa. Em vista, dessas discussões foi realizado questionários e entrevistas em quatro escolas da rede pública de ensino na cidade de Patos - PB, que envolveu professores da área, alunos, deficientes auditivos, mentais, intérpretes e gestores, além de um deficiente visual que frequenta uma academia de musculação, com um intuito de identificar as dificuldades dos professores de Química na preparação de metodologias apropriadas para o processo de ensino aprendizagem de uma sala inclusiva, além de expor as superações no contexto social. Diante das análises dos resultados obtidos foi percebido a capacidade de aprendizagem que eles tem, a falta de materiais adequados, pouco preparo do professor e da escola frente a inclusão, como também as dificuldades enfrentadas no convívio com a sociedade presente.
Descrição:
SOUSA, A. M. S. Química da inclusão: os desafios dos professores e dificuldades de pessoas com necessidades especiais da Cidade de Patos - PB. 2014. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Centro de Ciências
Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.