UEPB - Repositório Digital

Química da inclusão: os desafios dos professores e dificuldades de pessoas com necessidades especiais da Cidade de Patos - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Ana Maria da Silva
dc.date.accessioned 2015-02-02T13:45:24Z
dc.date.available 2015-02-02T13:45:24Z
dc.date.issued 2015-02-02
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6599
dc.description SOUSA, A. M. S. Química da inclusão: os desafios dos professores e dificuldades de pessoas com necessidades especiais da Cidade de Patos - PB. 2014. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente, o paradigma da educação Inclusiva é um tema que vem enfrentando barreiras na sua adaptação, diante disto, este trabalho teve como objetivo entender os desafios e práticas inclusivas, analisar as dificuldades das pessoas com necessidades especiais na disciplina de Química e se as metodologias utilizadas pelos professores estavam auxiliando no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi de natureza quantitativa e qualitativa. Em vista, dessas discussões foi realizado questionários e entrevistas em quatro escolas da rede pública de ensino na cidade de Patos - PB, que envolveu professores da área, alunos, deficientes auditivos, mentais, intérpretes e gestores, além de um deficiente visual que frequenta uma academia de musculação, com um intuito de identificar as dificuldades dos professores de Química na preparação de metodologias apropriadas para o processo de ensino aprendizagem de uma sala inclusiva, além de expor as superações no contexto social. Diante das análises dos resultados obtidos foi percebido a capacidade de aprendizagem que eles tem, a falta de materiais adequados, pouco preparo do professor e da escola frente a inclusão, como também as dificuldades enfrentadas no convívio com a sociedade presente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Soraia Carvalho de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação e Inclusão pt_BR
dc.subject Ensino de Química para PNE pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.title Química da inclusão: os desafios dos professores e dificuldades de pessoas com necessidades especiais da Cidade de Patos - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta