Resumo:
A dificuldade do ato de ler, vem sendo uma preocupação constante na
sociedade contemporânea e, dados comprovam que esse é um dos maiores
problemas de aprendizagem. Nessa perspectiva, surge então, a necessidade de
resgatar o interesse pela leitura discursiva, associando-a a novos espaços
significativos e, para isso, exige portanto, que o docente encontre possibilidades de
integrar métodos antigos com a tecnologia, exercitando o ato de ler , no contexto de
práticas pedagógicas, prazerosas e significativas, instigando a formação de leitores
críticos, conscientes e, não mais trabalhar a leitura apenas como um processo de
decodificação e sim, despertar no aluno, a importância desse ato na construção de
sua identidade para atuar com desenvoltura no novo século.
Consciente do papel fundamental da leitura no desenvolvimento de
habilidades que possibilitam a emancipação do ser humano, fica claro, a
necessidade dessa prática no nosso cotidiano. E, a escola, deve ter esse
compromisso com a formação de leitores emancipados, já que é um espaço
favorável para a conscientização do ato de ler.
Partindo dessa nova conjuntura, entendemos a necessidade de se buscar
novos modelos educacionais, em consonância com as configurações sociais
oriundas da era moderna. E o educador, por sua vez, precisa estar aberto a esse
processo de mudança, adequando as práticas inovadoras à sua metodologia, para
melhor interagir com essa geração, que domina os recursos tecnológicos, e assim,
ter êxito no processo ensino-aprendizagem.
Descrição:
PEDROZA, Maria do Socorro Mendes. Leitura: possibilidade de emancipação humana. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.