UEPB - Repositório Digital

Leitura: possibilidade de emancipação humana

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pedroza, Maria do Socorro Mendes
dc.date.accessioned 2015-02-03T15:25:24Z
dc.date.available 2015-02-03T15:25:24Z
dc.date.issued 2015-02-03
dc.identifier.issn CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6612
dc.description PEDROZA, Maria do Socorro Mendes. Leitura: possibilidade de emancipação humana. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A dificuldade do ato de ler, vem sendo uma preocupação constante na sociedade contemporânea e, dados comprovam que esse é um dos maiores problemas de aprendizagem. Nessa perspectiva, surge então, a necessidade de resgatar o interesse pela leitura discursiva, associando-a a novos espaços significativos e, para isso, exige portanto, que o docente encontre possibilidades de integrar métodos antigos com a tecnologia, exercitando o ato de ler , no contexto de práticas pedagógicas, prazerosas e significativas, instigando a formação de leitores críticos, conscientes e, não mais trabalhar a leitura apenas como um processo de decodificação e sim, despertar no aluno, a importância desse ato na construção de sua identidade para atuar com desenvoltura no novo século. Consciente do papel fundamental da leitura no desenvolvimento de habilidades que possibilitam a emancipação do ser humano, fica claro, a necessidade dessa prática no nosso cotidiano. E, a escola, deve ter esse compromisso com a formação de leitores emancipados, já que é um espaço favorável para a conscientização do ato de ler. Partindo dessa nova conjuntura, entendemos a necessidade de se buscar novos modelos educacionais, em consonância com as configurações sociais oriundas da era moderna. E o educador, por sua vez, precisa estar aberto a esse processo de mudança, adequando as práticas inovadoras à sua metodologia, para melhor interagir com essa geração, que domina os recursos tecnológicos, e assim, ter êxito no processo ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Janine Vicente Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Pós-Modernidade pt_BR
dc.subject Interação pt_BR
dc.subject Sujeito-leitor pt_BR
dc.title Leitura: possibilidade de emancipação humana pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta