Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo investigar como ocorre a indisciplina, de que forma os
alunos e professores veem a indisciplina, como são punidas na escola e quais maneiras ou
propostas de diminuir a indisciplina na escola. Foram entrevistados 40 alunos do 5º e 6º ano
na E. E. E. F. Dep. Gustavo Amorim da Costa, Município de Guarabira. É possível perceber
que a indisciplina aparece como um comportamento inadequado do aluno frente as regras ou
normas da escolas e cujas causas incluem fatores de ordens sociologizante, psicologizante e
do campo pedagógico com predominância dos primeiros. Neste sentido, o diálogo é a forma
mais eficaz para lidar com a indisciplina do aluno, mas utilizam também outras formas, tais
como, suspensão.
Descrição:
MAIA, Maria Ivonete Santos. Representações sociais sobre indisciplina escolar no 5º e 6º ano da E. E. E. F. Dep. Gustavo Amorim da Costa, Município de Guarabira - PB. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.