Resumo:
Muitos são os desafios que se encontram no ensino atualmente, como parâmetro de transformação especial, é relevante fazer referências à inclusão das novas tecnologias no processo educacional. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) aparecem como potencializadores na prática educativa. O objetivo da pesquisa exposta foi analisar as influências dos recursos tecnológicos no processo ensino-aprendizagem, identificando as dificuldades e perspectivas dessa nova forma de construção de conhecimento. Para tal, realizou-se uma pesquisa de campo onde foi utilizado a aplicação de questionários que foram aplicados em 20 alunos do Ensino Médio da Educação Básica e 10 educadores, todos da E.E.E.F.M. Professor Adalberto de Sousa Oliveira, da cidade de Cachoeira dos Índios, PB. Foi realizada a apreciação dos dados, destacando-se, que cerca dos 93% dos entrevistados acreditam que o uso de recursos tecnológicos influencia no processo de ensino-aprendizagem. O percentual foi mantido quanto à utilização desses recursos no processo de ensino. Entre as principais dificuldades apontadas para o uso das TIC´s estão um quantitativo insuficiente de recursos tecnológicos e espaço físico inadequado nas instituições escolares sob o ponto de vista dos entrevistados. Entre os benefícios citados na pesquisa estão: a dinamização das aulas, motivações dos discentes e o acesso a diversas fontes de pesquisas. E como aspectos negativos destacam-se: a dispersão dos alunos favorecida pelos múltiplos estímulos visuais, aplicativos e redes e a redução da habilidade de se expressar e se comunicar por parte dos educandos. Portanto, percebeu-se que os recursos tecnológicos podem contribuir para um processo de aprendizagem mais significativo, entretanto as instituições escolares e os professores não demonstram estar prontos para atender a demanda das inovações tecnológicas da sociedade atual.
Descrição:
COSTA, Sídney Moreira da. A influência dos recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.