UEPB - Repositório Digital

A influência dos recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Sídney Moreira da
dc.date.accessioned 2015-02-03T15:50:36Z
dc.date.available 2015-02-03T15:50:36Z
dc.date.issued 2015-02-03
dc.identifier.issn CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6619
dc.description COSTA, Sídney Moreira da. A influência dos recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Muitos são os desafios que se encontram no ensino atualmente, como parâmetro de transformação especial, é relevante fazer referências à inclusão das novas tecnologias no processo educacional. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) aparecem como potencializadores na prática educativa. O objetivo da pesquisa exposta foi analisar as influências dos recursos tecnológicos no processo ensino-aprendizagem, identificando as dificuldades e perspectivas dessa nova forma de construção de conhecimento. Para tal, realizou-se uma pesquisa de campo onde foi utilizado a aplicação de questionários que foram aplicados em 20 alunos do Ensino Médio da Educação Básica e 10 educadores, todos da E.E.E.F.M. Professor Adalberto de Sousa Oliveira, da cidade de Cachoeira dos Índios, PB. Foi realizada a apreciação dos dados, destacando-se, que cerca dos 93% dos entrevistados acreditam que o uso de recursos tecnológicos influencia no processo de ensino-aprendizagem. O percentual foi mantido quanto à utilização desses recursos no processo de ensino. Entre as principais dificuldades apontadas para o uso das TIC´s estão um quantitativo insuficiente de recursos tecnológicos e espaço físico inadequado nas instituições escolares sob o ponto de vista dos entrevistados. Entre os benefícios citados na pesquisa estão: a dinamização das aulas, motivações dos discentes e o acesso a diversas fontes de pesquisas. E como aspectos negativos destacam-se: a dispersão dos alunos favorecida pelos múltiplos estímulos visuais, aplicativos e redes e a redução da habilidade de se expressar e se comunicar por parte dos educandos. Portanto, percebeu-se que os recursos tecnológicos podem contribuir para um processo de aprendizagem mais significativo, entretanto as instituições escolares e os professores não demonstram estar prontos para atender a demanda das inovações tecnológicas da sociedade atual. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rosimar Socorro Silva Miranda pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Recursos tecnológicos pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Tecnologia educacional pt_BR
dc.title A influência dos recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta