Resumo:
A Educação de Jovens e Adultos vêm sendo um desafio pedagógico e político para
aqueles que almejam transformar a educação dentro de uma perspectiva
de desenvolvimento, inclusão e justiça social. Tem ganhado relevância nas políticas
públicas de inclusão. Neste sentido, a formação docente constitui-se primordial para
o encaminhamento de práticas educativas capazes de perceber o aluno da EJA para
além de suas limitações, entendo-o como um sujeito capaz de aprender. Neste
sentido esse trabalho tem como objetivo apresentar discussões acerca da Formação
docente frente às necessidades de aprendizagem do jovem e adulto em língua
portuguesa. Buscou-se através de uma pesquisa bibliográfica destacar as políticas
vigentes de Educação de Jovens e Adultos; identificar os sujeitos que frequentam à
EJA; o perfil do educador desta modalidade de ensino e sua formação acadêmica,
bem como as necessidades formativas do aluno da EJA em Língua Portuguesa.
Fundamentamos nosso trabalho nos estudos de Carlos e Duarte (2010), Gauer
(2008), Freire (1996), Soek (2012), Soares (2001), Durante (1998), entre outros.
Com este estudo pudemos constatar que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao
longo do tempo alcançou um espaço significativo. Insere-se hoje na pauta de
discussão dos órgãos governamentais e sociedade, pois entende-se que a
educação como um todo é sinônimo de perspectiva de mudança, de
conscientização, de formação crítica e ética.
Descrição:
SOUSA, J. A. O. A formação docente frente às necessidades de aprendizagem do jovem e adulto em língua portuguesa. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.