UEPB - Repositório Digital

A formação docente frente às necessidades de aprendizagem do jovem e adulto em língua portuguesa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Jucelia Anizia Ozorio
dc.date.accessioned 2015-02-03T16:50:39Z
dc.date.available 2015-02-03T16:50:39Z
dc.date.issued 2015-02-03
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6623
dc.description SOUSA, J. A. O. A formação docente frente às necessidades de aprendizagem do jovem e adulto em língua portuguesa. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A Educação de Jovens e Adultos vêm sendo um desafio pedagógico e político para aqueles que almejam transformar a educação dentro de uma perspectiva de desenvolvimento, inclusão e justiça social. Tem ganhado relevância nas políticas públicas de inclusão. Neste sentido, a formação docente constitui-se primordial para o encaminhamento de práticas educativas capazes de perceber o aluno da EJA para além de suas limitações, entendo-o como um sujeito capaz de aprender. Neste sentido esse trabalho tem como objetivo apresentar discussões acerca da Formação docente frente às necessidades de aprendizagem do jovem e adulto em língua portuguesa. Buscou-se através de uma pesquisa bibliográfica destacar as políticas vigentes de Educação de Jovens e Adultos; identificar os sujeitos que frequentam à EJA; o perfil do educador desta modalidade de ensino e sua formação acadêmica, bem como as necessidades formativas do aluno da EJA em Língua Portuguesa. Fundamentamos nosso trabalho nos estudos de Carlos e Duarte (2010), Gauer (2008), Freire (1996), Soek (2012), Soares (2001), Durante (1998), entre outros. Com este estudo pudemos constatar que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao longo do tempo alcançou um espaço significativo. Insere-se hoje na pauta de discussão dos órgãos governamentais e sociedade, pois entende-se que a educação como um todo é sinônimo de perspectiva de mudança, de conscientização, de formação crítica e ética. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Benedita Ferreira Arnaud pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.title A formação docente frente às necessidades de aprendizagem do jovem e adulto em língua portuguesa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta