Resumo:
Este trabalho tem como foco a questão da linguagem e da comunicação em sala de aula,
passando pela mediação do professor. Discussões como as propostas pelo PCNEM
(Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio), também levaram ao
questionamento sobre a aproximação da Matemática à área de Linguagem, valorizando ainda
mais a necessidade de se estimular a comunicação e a geração de significados em sala de aula.
Esta pesquisa trata de uma discussão sobre a linguagem como um processo de comunicação e
interação para o ensino e aprendizagem da matemática. Esse ensino se dá por meio de
enunciados orais, escritos ou concretos utilizando os gêneros do discurso, os quais servem
como meio de articulação entre as práticas sociais e os objetos escolares, transformados pelo
ensino para atender aos objetivos de um conteúdo abordado. O presente texto tem por objetivo
promover uma reflexão sobre envolvimento da comunicação e da linguagem na constituição
do conhecimento matemático almejando despertar nos educadores um maior interesse pelo
assunto. Desenvolvemos este trabalho através de uma pesquisa bibliográfica, utilizando
análises de livros, artigos e leituras diversas, na visão de teóricos como Almeida, Santos,
Fanizzi, Lins, entre outros. Conclui-se que a comunicação e linguagem são essenciais para o
ser humano; que a linguagem matemática é peça primordial para a compreensão dessa
importante área do conhecimento, bem como educadores cientes desse papel devem estar
aptos, através da busca incessante de conhecimento, a facilitar a aprendizagem dos alunos,
contribuindo eficazmente para a melhoria da compreensão, por parte dos educandos, dos
conceitos expressos em linguagem matemática.
Descrição:
OLIVEIRA, Ana Paula Ferreira de. Matemática, linguagem e comunicação. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.