UEPB - Repositório Digital

Matemática, linguagem e comunicação

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Ana Paula Ferreira de
dc.date.accessioned 2015-02-04T13:27:36Z
dc.date.available 2015-02-04T13:27:36Z
dc.date.issued 2015-02-04
dc.identifier.issn CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6646
dc.description OLIVEIRA, Ana Paula Ferreira de. Matemática, linguagem e comunicação. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como foco a questão da linguagem e da comunicação em sala de aula, passando pela mediação do professor. Discussões como as propostas pelo PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio), também levaram ao questionamento sobre a aproximação da Matemática à área de Linguagem, valorizando ainda mais a necessidade de se estimular a comunicação e a geração de significados em sala de aula. Esta pesquisa trata de uma discussão sobre a linguagem como um processo de comunicação e interação para o ensino e aprendizagem da matemática. Esse ensino se dá por meio de enunciados orais, escritos ou concretos utilizando os gêneros do discurso, os quais servem como meio de articulação entre as práticas sociais e os objetos escolares, transformados pelo ensino para atender aos objetivos de um conteúdo abordado. O presente texto tem por objetivo promover uma reflexão sobre envolvimento da comunicação e da linguagem na constituição do conhecimento matemático almejando despertar nos educadores um maior interesse pelo assunto. Desenvolvemos este trabalho através de uma pesquisa bibliográfica, utilizando análises de livros, artigos e leituras diversas, na visão de teóricos como Almeida, Santos, Fanizzi, Lins, entre outros. Conclui-se que a comunicação e linguagem são essenciais para o ser humano; que a linguagem matemática é peça primordial para a compreensão dessa importante área do conhecimento, bem como educadores cientes desse papel devem estar aptos, através da busca incessante de conhecimento, a facilitar a aprendizagem dos alunos, contribuindo eficazmente para a melhoria da compreensão, por parte dos educandos, dos conceitos expressos em linguagem matemática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Joelson Pimentel de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Linguagem matemática pt_BR
dc.subject Comunicação matemática pt_BR
dc.subject Processos de ensino e aprendizagem pt_BR
dc.title Matemática, linguagem e comunicação pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta