Resumo:
A geração que se desenha nos dias atuais, marcada pela fácil disseminação da informação e comunicação, onde as tecnologias se desenvolvem a cada dia tem gerado mudanças em diversos âmbitos da sociedade, inclusive, na escola. Nesta perspectiva, entendemos que a escola precisa procurar meios que promovam não somente a inserção das novas tecnologias da informação e comunicação, mas o uso didático-pedagógico de forma efetiva, dinâmica e real, visto que a maioria dos alunos já faz uso de tais recursos fora da escola. Nesse viés, este estudo propõe que o uso das redes sociais, neste caso, em especifico, do facebook, pode funcionar como elementos potencializadores ao processo de ensino e aprendizagem. Baseados nos estudos de Menezes (2009) que propõe que a escola e o professor não podem estar alheios a essas inovações, Masseto (2000, p.133) quando afirma que “em educação ainda hoje não se valorizou adequadamente o uso da tecnologia visando tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente e eficaz” e Patrício e Gonçalves (2010) quando diz que o facebook, especificamente, “é um ambiente informal em que os estudantes se sentem à vontade para comunicar, partilhar e interagir”. Entendemos assim que o uso do telefone celular, através de grupos no facebook pode ser um caminho promissor para a abordagem de conteúdos, já que favorece a visualização e análise de mídias diversas, tal como proporciona o contato dos alunos com informações variadas e a interação alunos-alunos, alunos-professor.
Descrição:
FERREIRA, Jéssica Kelly Sousa. Redes sociais: o Facebook como elemento contribuinte ao processo de ensino e aprendizagem na construção da autonomia dos alunos de ensino médio. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itabaiana, 2014.