UEPB - Repositório Digital

Redes sociais: o Facebook como elemento contribuinte ao processo de ensino e aprendizagem na construção da autonomia dos alunos de ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ferreira, Jéssica Kelly Sousa
dc.date.accessioned 2015-02-05T16:09:05Z
dc.date.available 2015-02-05T16:09:05Z
dc.date.issued 2015-02-05
dc.identifier.issn CDD 371.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6651
dc.description FERREIRA, Jéssica Kelly Sousa. Redes sociais: o Facebook como elemento contribuinte ao processo de ensino e aprendizagem na construção da autonomia dos alunos de ensino médio. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itabaiana, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A geração que se desenha nos dias atuais, marcada pela fácil disseminação da informação e comunicação, onde as tecnologias se desenvolvem a cada dia tem gerado mudanças em diversos âmbitos da sociedade, inclusive, na escola. Nesta perspectiva, entendemos que a escola precisa procurar meios que promovam não somente a inserção das novas tecnologias da informação e comunicação, mas o uso didático-pedagógico de forma efetiva, dinâmica e real, visto que a maioria dos alunos já faz uso de tais recursos fora da escola. Nesse viés, este estudo propõe que o uso das redes sociais, neste caso, em especifico, do facebook, pode funcionar como elementos potencializadores ao processo de ensino e aprendizagem. Baseados nos estudos de Menezes (2009) que propõe que a escola e o professor não podem estar alheios a essas inovações, Masseto (2000, p.133) quando afirma que “em educação ainda hoje não se valorizou adequadamente o uso da tecnologia visando tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente e eficaz” e Patrício e Gonçalves (2010) quando diz que o facebook, especificamente, “é um ambiente informal em que os estudantes se sentem à vontade para comunicar, partilhar e interagir”. Entendemos assim que o uso do telefone celular, através de grupos no facebook pode ser um caminho promissor para a abordagem de conteúdos, já que favorece a visualização e análise de mídias diversas, tal como proporciona o contato dos alunos com informações variadas e a interação alunos-alunos, alunos-professor. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Paula Almeida de Castro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tecnologias da Informação e Comunicação pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Facebook pt_BR
dc.title Redes sociais: o Facebook como elemento contribuinte ao processo de ensino e aprendizagem na construção da autonomia dos alunos de ensino médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta