Resumo:
Cada vez mais, a educação lança desafios e desafios ao sistema de ensino. A sociedade vai se transformando e com ela novas necessidades vão surgindo. A língua inglesa, enquanto disciplina escolar percebe essa necessidade, uma vez que, no rumo desses avanços e mudanças, a língua é atingida por todo o contexto. Entretanto, não produzidos nos dias atuais, mas desde já muito tempo, dificuldades e problemas são visíveis no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa. Nesse contexto o ensino e aprendizagem, especialmente a área de formação de professores de línguas estrangeiras, tem sido objeto de muitos pesquisadores (ALMEIDA FILHO, 1993; 1998; 2006; LEFFA, 2001; 2003; 2008). Não há como estudar e verificar os problemas decorrentes do processo de ensino e aprendizagem sem considerar o universo local em que está inserido. O trabalho trata-se de um estudo de caso descritivo realizado por meio de aplicação de questionários com os alunos da EEEFM. Dr. José Gadelha, Aparecida-PB, com destaque para a identificação das dificuldades relacionadas ao ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Inglesa, no ensino fundamental. Ainda foi possível verificar as atitudes dos professores em relação às competências comunicativas aplicadas nas salas de aula e a sua influência no processo ensino-aprendizagem, bem como as causas geradoras da resistência às aulas da Língua Inglesa, a partir de uma visão discente.
Descrição:
GABRIEL, Francisco Reynaldo Martins. O ensino da língua inglesa na percepção dos discentes do ensino fundamental. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.