Resumo:
O objetivo deste trabalho é verificar as mudanças que ocorrem nas concepções das
professoras da 1º ao 5º do Ensino fundamental, quando utilizam em suas práticas, o ensino por
CTS-A, partindo das considerações apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, e
suscitar uma reflexão de tais conceitos em função de referenciais teóricos das pedagogias
críticas e de estudos acadêmicos no ambiente escolar, é feita uma reflexão acerca do ensino de
Ciências que vem sendo desenvolvido numa escola do município de Sousa – PB, e como é a
receptividade das professoras à introdução de novos enfoques. O que se pretende mostrar são
os limites relativamente estreitos das concepções apresentadas nos documentos curriculares e
suas concepções, muitas vezes, aceitas como guia para a transformação do ensino de ciências
na direção dos interesses socioculturais dos estudantes. Partindo disso, e considerando estudos
acadêmicos realizados em ambiente escolar, procuramos mostrar que a escola pode ter um
papel mais relevante na proposição de mudanças curriculares mais efetivas no sentido de
atender às demandas sociais.
Descrição:
QUEIROGA, Delzeiths Batista de. O Ensino CTS-A na formação de professores de 1º ao 5º ano do ensino fundamental do Município de Sousa – PB: um estudo de caso. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.