UEPB - Repositório Digital

O ensino CTS-A na formação de professores de 1º ao 5º ano do ensino fundamental do Município de Sousa-PB: um estudo de caso

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Queiroga, Delzeiths Batista de
dc.date.accessioned 2015-02-05T18:23:46Z
dc.date.available 2015-02-05T18:23:46Z
dc.date.issued 2015-02-05
dc.identifier.issn CDD 370.71
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6671
dc.description QUEIROGA, Delzeiths Batista de. O Ensino CTS-A na formação de professores de 1º ao 5º ano do ensino fundamental do Município de Sousa – PB: um estudo de caso. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho é verificar as mudanças que ocorrem nas concepções das professoras da 1º ao 5º do Ensino fundamental, quando utilizam em suas práticas, o ensino por CTS-A, partindo das considerações apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, e suscitar uma reflexão de tais conceitos em função de referenciais teóricos das pedagogias críticas e de estudos acadêmicos no ambiente escolar, é feita uma reflexão acerca do ensino de Ciências que vem sendo desenvolvido numa escola do município de Sousa – PB, e como é a receptividade das professoras à introdução de novos enfoques. O que se pretende mostrar são os limites relativamente estreitos das concepções apresentadas nos documentos curriculares e suas concepções, muitas vezes, aceitas como guia para a transformação do ensino de ciências na direção dos interesses socioculturais dos estudantes. Partindo disso, e considerando estudos acadêmicos realizados em ambiente escolar, procuramos mostrar que a escola pode ter um papel mais relevante na proposição de mudanças curriculares mais efetivas no sentido de atender às demandas sociais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Marcos Antônio Barros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Parâmetros Curriculares Nacionais pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.title O ensino CTS-A na formação de professores de 1º ao 5º ano do ensino fundamental do Município de Sousa-PB: um estudo de caso pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta