dc.contributor.author |
Queiroga, Delzeiths Batista de |
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dc.date.accessioned |
2015-02-05T18:23:46Z |
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dc.date.available |
2015-02-05T18:23:46Z |
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dc.date.issued |
2015-02-05 |
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dc.identifier.issn |
CDD 370.71 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6671 |
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dc.description |
QUEIROGA, Delzeiths Batista de. O Ensino CTS-A na formação de professores de 1º ao 5º ano do ensino fundamental do Município de Sousa – PB: um estudo de caso. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo deste trabalho é verificar as mudanças que ocorrem nas concepções das
professoras da 1º ao 5º do Ensino fundamental, quando utilizam em suas práticas, o ensino por
CTS-A, partindo das considerações apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, e
suscitar uma reflexão de tais conceitos em função de referenciais teóricos das pedagogias
críticas e de estudos acadêmicos no ambiente escolar, é feita uma reflexão acerca do ensino de
Ciências que vem sendo desenvolvido numa escola do município de Sousa – PB, e como é a
receptividade das professoras à introdução de novos enfoques. O que se pretende mostrar são
os limites relativamente estreitos das concepções apresentadas nos documentos curriculares e
suas concepções, muitas vezes, aceitas como guia para a transformação do ensino de ciências
na direção dos interesses socioculturais dos estudantes. Partindo disso, e considerando estudos
acadêmicos realizados em ambiente escolar, procuramos mostrar que a escola pode ter um
papel mais relevante na proposição de mudanças curriculares mais efetivas no sentido de
atender às demandas sociais. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Marcos Antônio Barros |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Parâmetros Curriculares Nacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.title |
O ensino CTS-A na formação de professores de 1º ao 5º ano do ensino fundamental do Município de Sousa-PB: um estudo de caso |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |