Resumo:
A educação escolar está diante de um desafio enorme. Violências cotidianas contra LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) merecem respostas. A punição é uma delas, mas a educação intercultural pode, efetivamente, contribuir para a construção de uma nova sociedade, baseada no respeito à diversidade de gênero e sexual. A educação heteronormativa produz sujeitos que sejam coerentes com a sequência sexo-gênero-sexualidade e afasta aqueles que não estão dentro dessa norma. Esse trabalho objetiva contribuir para a discussão sobre a diversidade de gênero e sexual na perspectiva multicultural. Entre os principais teóricos, estão Borrilho (2010), Candau (2011), Louro (2004, 2010) e Silva (2005). Através de uma pesquisa bibliográfica e da aplicação de um questionário com três professoras, vamos discutir o desafio da escola frente a essa questão. Já existem algumas práticas docentes que tratam da diversidade de gênero e sexual, mas ainda são poucas e incipientes.
Descrição:
CAVALCANTE, Joel Martins. Por uma escola plural: a diversidade de gênero e sexual na perspectiva multicultural. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.