dc.contributor.author |
Cavalcante, Joel Martins |
|
dc.date.accessioned |
2015-02-05T19:08:30Z |
|
dc.date.available |
2015-02-05T19:08:30Z |
|
dc.date.issued |
2015-02-05 |
|
dc.identifier.issn |
CDD 370 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6674 |
|
dc.description |
CAVALCANTE, Joel Martins. Por uma escola plural: a diversidade de gênero e sexual na perspectiva multicultural. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A educação escolar está diante de um desafio enorme. Violências cotidianas contra LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) merecem respostas. A punição é uma delas, mas a educação intercultural pode, efetivamente, contribuir para a construção de uma nova sociedade, baseada no respeito à diversidade de gênero e sexual. A educação heteronormativa produz sujeitos que sejam coerentes com a sequência sexo-gênero-sexualidade e afasta aqueles que não estão dentro dessa norma. Esse trabalho objetiva contribuir para a discussão sobre a diversidade de gênero e sexual na perspectiva multicultural. Entre os principais teóricos, estão Borrilho (2010), Candau (2011), Louro (2004, 2010) e Silva (2005). Através de uma pesquisa bibliográfica e da aplicação de um questionário com três professoras, vamos discutir o desafio da escola frente a essa questão. Já existem algumas práticas docentes que tratam da diversidade de gênero e sexual, mas ainda são poucas e incipientes. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Luana Francisleyde Pessoa de Farias |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Multiculturalismo |
pt_BR |
dc.subject |
Diversidade |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidade |
pt_BR |
dc.title |
Por uma escola plural: a diversidade de gênero e sexual na perspectiva multicultural |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |