Resumo:
Este trabalho foi desenvolvido com intuito de explorar o tema: A identidade do professor e o ensino de filosofia. A pesquisa não será meramente teórica, pois os elementos conceituais serão confrontados com a nossa experiência no Estágio Supervisionado I, realizado no âmbito do Ensino Médio. Assumimos como um dos nossos objetivos investigar principalmente a relação entre professor e aluno em sala de aula, e de como as expectativas de ambos os lados tem influído diretamente na relação ensino–aprendizagem, pois a identidade que o professor de filosofia construiu ao longo de sua vida acadêmica, na maioria das vezes, não corresponde ou não interessa aos alunos, se traduzindo em uma dificuldade a mais para que o conteúdo filosófico venha a ser ministrado com sucesso. Assim, foram utilizadas para o desenvolvimento deste trabalho a pesquisa bibliográfica e a observação participativa decorrente da presença na sala de aula ao longo do Estágio Supervisionado I.
Descrição:
Silva, M. M. A. da. A identidade do professor e o ensino de filosofia. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.