Resumo:
São diversas as mudanças metodológicas apontadas como tendências de ensino que buscam,
cada vez mais, a participação do aluno em sala de aula, considerando a construção do
conhecimento como uma forma de aprendizagem. Porém, para ser o agente de tais mudanças,
os educadores devem estar realmente preparados, principalmente se tratando de algo novo,
como por exemplo, utilizar softwares de Geometria dinâmica em suas aulas de matemática,
pois assim como escolher um bom livro não é garantia de um bom aprendizado, escolher um
software de boa qualidade não é garantia de sucesso e aprendizado em suas aulas. Nessa
perspectiva, o software Geogebra surge como um método inovador para auxílio na
aprendizagem dos discentes, pois tende a auxiliar o ensino da geometria. Assim, esse trabalho,
tem como objetivo geral propor atividades, através do software Geogebra, que auxiliem o
aluno na compreensão de propriedades e conceitos da Geometria Analítica no Ensino
Fundamental II. Os objetivos específicos são: apresentar o software Geogebra mostrando sua
interface e as funções de seus ícones, auxiliar os alunos na manipulação do mesmo, fazer
construções geométricas utilizando o software e analisar as potencialidades do Geogebra no
ensino da Geometria Analítica. Todo o trabalho, foi desenvolvido com o auxilio do software
GeoGebra (versão 4.4) e principalmente a partir de resumos e resenhas de trabalhos
acadêmicos e artigos científicos referentes ao tema da pesquisa. A presente investigação se
trata de um estudo bibliográfico onde se utiliza uma abordagem qualitativa de caráter
interpretativo. De um modo geral, o trabalho busca novos métodos de ensino e aprendizagem
a serem inseridos no ensino de Geometria Analítica, com o propósito de melhorar o nível de
aprendizagem dos alunos.
Descrição:
ANDRADE, R. M. F. de. Geogebra: uma ferramenta auxiliar para o
ensino da geometria plana. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.