Resumo:
Esse estudo propõe uma análise a cerca da prática avaliativa desenvolvida junto aos professores e alunos dos anos iniciais do Ensino Médio da Escola Nossa Senhora do Bom Conselho,localizada no município de Princesa Isabel-Paraíba. Pretendemos realizar um estudo sobre a avaliação da aprendizagem, verificando se a prática avaliativa utilizada contribui para um bom desempenho do aluno no seu processo de aprendizagem, identificando a partir da opinião/depoimento dos professores e alunosdo 1º ano do Ensino Médio, nos turnos manhã e tarde, sua percepção em relação ao processo de avaliação. Esse trabalho trata-se de um estudo exploratório descritivo com abordagem quanti-qualitativa na escola supracitada. Nesse sentido, entendemos que realizar um estudo sobre avaliaçãoépreciso buscar novos conhecimentos, despertar novas consciências sobre este processo e intervir de maneira eficiente para se conseguir uma aprendizagem satisfatória, bem como a adesão dos profissionais de educação para amudança de comportamento frente àquestão do avaliar.
Descrição:
CAVALCANTE, Francisca Barbosa de Almeida. Avaliação da aprendizagem: um instrumento de investigação didática. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Princesa Isabel, 2014.