Resumo:
A inserção da pessoa com deficiência no processo educacional é um direito garantido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação bem como, outras politicas públicas que buscam a igualdade de condições, permanência e de um atendimento educacional especializado de qualidade no âmbito escolar, essa demanda requer que as Instituições de Ensino estejam preparadas para receber o aluno deficiente, adequando seu currículo, métodos e técnicas que favoreça esse público alvo. Nesse sentido, o presente trabalho busca através de uma revisão de literatura uma melhor compreensão sobre o tema: a inclusão das crianças com necessidades especiais no contexto educacional. Como opção metodológica nos trilhamos na coleta de dados, a observação, no estudo bibliográfico e na análise de dados, através do método quali-quantitativo. Este estudo utiliza-se da experiência de professores e estudantes do curso de graduação em Pedagogia e familiares de alunos da Escola Monsenhor Sebastião Rabelo na cidade de Manaíra – PB. Julgamos que essa discussão é relevante, pois, traz uma contribuição significativa para os docentes, pois a melhor forma de incluir é conhecer e entender de perto as questões inerentes às deficiências de forma geral e especifica.
Descrição:
ALVES, Laudecy Rodrigues de Andrade. Diferente é ser igual: a inclusão de crianças com necessidades especiais no contexto educacional. 2014. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Princesa Isabel, 2014.