Resumo:
Atualmente, a educação tem mostrado que precisa passar por uma reformulação
para se desenvolver e melhorar o processo de ensino-aprendizagem, e uma das
alternativas para tais mudanças é a aproximação das tecnologias na prática
pedagógica do professor. Na Química não é diferente, pois esta ciência necessita
que haja um bom entendimento de conceitos de outras áreas, como a Física e a
Matemática, para que os conteúdos sejam bem assimilados pelos estudantes. Como
o tempo de aula é curto, os professores não conseguem revisar estes conceitos,
fazendo com que os alunos busquem por meios alternativos objetivando sanar suas
dúvidas. Neste contexto surge a tecnologia, que oferece seus recursos através da
internet, como vídeoaulas, Blogs, softwares, entre outros. Com base nestas
tecnologias, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o uso das
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas aulas de físico-química, bem
como contribuições elas trariam para os estudantes de graduação em Licenciatura
em Química e Química industrial. Pra isso, foi criado um Blog para armazenar as
vídeoaulas produzidas sobre determinados conteúdos e resolução de exercícios,
além de divulgações e outras aulas produzidas por terceiros e este foi apresentado
aos alunos de físico-química II do turno noturno, na uepb, Campina Grande, PB. Em
seguida, foram publicadas algumas vídeoaulas e outros materiais, aplicado um
questionário sobre esta tecnologia e suas funcionalidades e análise dos resultados
obtidos através deste questionário. Após a avaliação, um segundo questionário foi
aplicado com o objetivo de conhecer as contribuições do Blog para esta avaliação e
uma nova analise de dados foi realizada. De acordo com os resultados obtidos, 55%
dos alunos acham que os conteúdos disponibilizados no Blog foram considerados
bons, 65% gostaram do Blog como recurso auxiliar nos seus estudos e 63%
acharam que o nível de aprendizado seria maior caso este recurso tivesse sido
utilizado por mais tempo. Todos os envolvidos na pesquisa acessaram o Blog e
consideraram como positiva a utilização deste recurso nas aulas de físico-química.
Descrição:
ALMEIDA, T. H. de. A utilização de blog e outras TIC's como ferramenta auxiliar no ensino de físico-química para alunos da graduação. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.