Resumo:
O ensino da Matemática está muito tradicional. O uso de abundantes regras, enormes
listas de exercícios, problemas rotineiros não desenvolvem a capacidade dos alunos de
raciocinar, a criatividade e a autonomia de resolver problemas. A metodologia da
Resolução de Problemas aplicada em conjunto com os problemas de Matemática
proporciona ao aluno trabalhar com a realidade, tornando a Matemática mais interessante.
Este trabalho objetivou o uso da metodologia da Resolução de Problemas em Matemática
na sala de aula, suas concepções, os tipos de problemas, a importância da sua utilização
como estratégia didática e seus benefícios. Este trabalho também visa despertar os
professores sobre a utilização da Resolução de Problemas de Matemática em sala de aula,
trabalho difícil, porém indispensável para os dias de hoje. A pesquisa bibliográfica foi o
método utilizado para o desenvolvimento desse trabalho, tendo como finalidade pesquisar
informações e opiniões que diferentes pesquisadores têm a respeito sobre a temática em
questão. É fundamental aperfeiçoar o ensino da Matemática, desenvolver no aluno a
criatividade, o espírito explorador e a capacidade de resolver problemas.
Descrição:
COSTA, D. F. da. Uma discussão sobre tipos de problemas no ensino de Matemática. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.