UEPB - Repositório Digital

Aprendizagem cooperativo-colaborativa no ensino superior aplicada as Ciências Exatas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Alisson Castro do
dc.date.accessioned 2015-02-23T20:10:05Z
dc.date.available 2015-02-23T20:10:05Z
dc.date.issued 2015-02-23
dc.identifier.other CDD 540. 7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6773
dc.description NASCIMENTO, A. C. do. Aprendizagem cooperativo-colaborativa no ensino superior aplicada as Ciências Exatas. 2014. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Tradicionalmente, as instituições de Ensino Superior utilizam o modelo de aula expositivodialogada, no qual o discente assume o papel de sujeito passivo no processo de ensinoaprendizagem. Por sua vez, as aulas práticas, quando ocorrem, endossam o tradicionalismo, transformando o ambiente diferenciado em um espaço convencional e rotineiro, cuja essência encontra-se baseada em receitas. Tal dinâmica é recorrente também para o ensino de Cinética Química. Este trabalho, utilizando-se de uma pedagogia diferenciada, visa contribuir com o processo de aprendizagem, tornando a docência universitária um objeto de observações, de reflexões e análises, bem como apresentar a metodologia cooperativo-colaborativa como uma alternativa aceitável para o ensino de cinética química nas universidades. Essa metodologia baseia-se na interação face a face, interdependência positiva, responsabilidade individual e onde as habilidades sociais são valorizadas, sendo utilizada como uma didática que destoa do rotineiro. Além disso, tem impacto determinante na construção do conhecimento, visto que envolve níveis de cognição mais elaborados do que os envolvidos na ação individual de aprendizagem. A maioria dos alunos, cerca de 80%, concorda que as atividades e práticas docentes, organizadas de maneira cooperativo-colaborativa, facilitou a aprendizagem e possibilitou a construção do conhecimento de forma coletiva. Declarações do tipo “Gostei de aprender cinética química porque foi ensinado de modo diferente” vêm corroborar com os resultados obtidos mediante o inquérito realizado após o termino das atividades. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Antônio Nóbrega de Sousa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Cinética química pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.title Aprendizagem cooperativo-colaborativa no ensino superior aplicada as Ciências Exatas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta