Resumo:
Presente no currículo escolar a partir de diversas temáticas o estudo dos
microrganismos principalmente no ensino fundamental é percebido entre os professores
como um conteúdo teórico, tendo em vista as dificuldades de apreensão de forma
experimental, devido à carência ou má uso de metodologias alternativas ao livro
didático, o que dificulta a realização de aulas mais dinâmicas. Sabendo da importância
desse conteúdo e das dificuldades em lecioná-lo de forma prática, por alguns
profissionais da educação, apresentamos um estudo voltado para essa perspectiva. Este
trabalho tem como objetivo identificar a percepção que professores do ensino
fundamental II de escolas de Campina Grande – PB tem em relação à importância do
ensino desses de microrganismos e analisar a necessidade de implementar material
didático alternativo para complementar as aulas. A metodologia empregada foi uma
pesquisa de caráter qualitativo para avaliar as percepções dos professores a cerca do
ensino de microbiologia. Vimos nesse trabalho que o estudo da Microbiologia pode
contribuir de modo significativo para as discussões em torno do equilíbrio entre os
organismos vivos e os compostos químicos do nosso ambiente afetando todas as formas
de vida na terra Os docentes entrevistados da disciplina de ciências ressaltaram a
importância do tema e apresentaram suas práticas, sendo necessário que superem as
dificuldades que encontram na sala de aula diante dos questionamentos dos alunos,
desafiados a pensar a Microbiologia em seu próprio ambiente: o do cotidiano.
Descrição:
SOUZA, D. L. N. O ensino da microbiologia nos quatro anos do Ensino Fundamental: Percepções dos professores de Ciências. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.