UEPB - Repositório Digital

O ensino da microbiologia nos quatro anos do Ensino Fundamental: Percepções dos professores de Ciências

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Dayse Lúcid Nascimento
dc.date.accessioned 2015-02-25T14:59:51Z
dc.date.available 2015-02-25T14:59:51Z
dc.date.issued 2015-02-25
dc.identifier.other CDD 372. 35
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6819
dc.description SOUZA, D. L. N. O ensino da microbiologia nos quatro anos do Ensino Fundamental: Percepções dos professores de Ciências. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Presente no currículo escolar a partir de diversas temáticas o estudo dos microrganismos principalmente no ensino fundamental é percebido entre os professores como um conteúdo teórico, tendo em vista as dificuldades de apreensão de forma experimental, devido à carência ou má uso de metodologias alternativas ao livro didático, o que dificulta a realização de aulas mais dinâmicas. Sabendo da importância desse conteúdo e das dificuldades em lecioná-lo de forma prática, por alguns profissionais da educação, apresentamos um estudo voltado para essa perspectiva. Este trabalho tem como objetivo identificar a percepção que professores do ensino fundamental II de escolas de Campina Grande – PB tem em relação à importância do ensino desses de microrganismos e analisar a necessidade de implementar material didático alternativo para complementar as aulas. A metodologia empregada foi uma pesquisa de caráter qualitativo para avaliar as percepções dos professores a cerca do ensino de microbiologia. Vimos nesse trabalho que o estudo da Microbiologia pode contribuir de modo significativo para as discussões em torno do equilíbrio entre os organismos vivos e os compostos químicos do nosso ambiente afetando todas as formas de vida na terra Os docentes entrevistados da disciplina de ciências ressaltaram a importância do tema e apresentaram suas práticas, sendo necessário que superem as dificuldades que encontram na sala de aula diante dos questionamentos dos alunos, desafiados a pensar a Microbiologia em seu próprio ambiente: o do cotidiano. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Cibelle Flávia Farias Neves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Microorganismos pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências pt_BR
dc.subject Metodologia de Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title O ensino da microbiologia nos quatro anos do Ensino Fundamental: Percepções dos professores de Ciências pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta