Resumo:
O trabalho estruturalmente se apresenta na forma de artigo, buscando uma reflexão sobre a
possibilidade do uso da História da Matemática como recurso pedagógico no processo de
ensino-aprendizagem da disciplina com alunos do oitavo ano. Ao mesmo tempo apresenta
uma proposta que discute historicamente as formas do fazer matemático do mundo antigo
comparando com o mundo atual. Metodologicamente, escolhemos a História da Álgebra, em
especial o Papiro de Rhind como cenário. Além do mais, escolhemos o método da falsa
posição, como elementos exemplares, para comparação e a aplicação dos métodos discutidos.
Concluímos que esse processo comparativo, de diferentes formas, interagindo com seu viés
históricos antigos e atuais podem despertar e propiciar o interesse dos alunos.
Descrição:
ALMEIDA, G. C. de. A importância da história da Matemática no ensino e aprendizagem da Matemática: O exemplo do papiro de Rhind. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.