Resumo:
A avaliação atua como uma ferramenta importante que conduz o
processo de ensino, se configurando como um instrumento capaz de conduzir
a aprendizagem dos alunos. Neste sentido, o método de avaliação com
características baseadas no modelo tradicional ‘memorização’, encontra-se
muito presente na atualidade, contribuindo para que os estudantes memorizem
definições, leis isoladas, fórmulas e nomenclaturas, sem qualquer relação com
o contexto de vida dos indivíduos, o que não contribui para promover a
alfabetização científica dos mesmos elencados pelos documentos referenciais
curriculares nacionais na atualidade. Neste sentido, a presente pesquisa tem
como objetivo diagnosticar as formas de avaliações utilizadas pelos docentes
do ensino de Química nas Escolas do Município de Queimadas/PB. Trata-se de
um estudo exploratório de natureza quali-quantitativa. O público alvo foram
quatro professores de Química que trabalham em escolas públicas e
particulares do ensino médio do Município de Queimadas-PB. Como
instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários, além das
análises das provas de Química elaboradas pelos professores. Os resultados
apontam que o tipo de avaliação mais utilizada é a prova escrita baseada na
memorização de conteúdos científicos, não contribuindo para desenvolver o
raciocínio dos estudantes através do tratamento contextualizado do ensino.
Além disso, os professores não conceituam nem distinguem bem os tipos de
avaliação (somativa, diagnostica e formativa) adotando na maioria das vezes
apenas avaliações somativas baseadas na memorização de informações.
Percebe-se assim que a concepção e maneira de avaliação no ensino de
química ainda precisa ser mais discutida e melhorada pelos professores.
Descrição:
SILVA, S. J. V. da. Diagnóstico dos métodos de avaliação utilizados por professores de Química em escolas do município de Queimadas - PB. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.