Resumo:
Sabe-se que parte da população brasileira possui algum tipo de deficiência e que a
maioria dessa população encontra-se excluída da sociedade, devido à obstáculos e
barreiras arquitetônicas encontradas no meio urbano e escolar. Na instituição de
ensino superior a realidade não é tão diferente do restante do País, por isso o
objetivo desse trabalho foi identificar, diagnosticar e descrever as possíveis barreiras
físicas encontradas nos Departamentos do Centro de Ciências Biológicas e da
Saúde da Universidade Estadual da Paraíba em Campina Grande, a fim de analisar
as condições de acessibilidade pertinentes a esse centro educacional, com o intuito
de promover inclusão a todos que nele desejem ingressar ou trabalhar. O trabalho
foi realizado através de observação do meio arquitetônico e analise crítica dos itens
importantes avaliados, no que se referem ao atendimento de pessoas com
necessidades locomotoras especiais, baseando-se nos parâmetros abordados na
Norma NBR 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Com isso pode-se
observar que o acesso às salas de aula de todos os departamentos condiz com o
proposto pela norma acima citada, no que se refere ao acesso aos departamentos o
único que oferece dificuldade é o Departamento de Biologia e que o único que tem
sanitário acessível é o Departamento de Psicologia
Descrição:
NEVES, M. M. C.
Acessibilidade para portadores de necessidades
especiais (PNE): uma análise do cenário
atual no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) – UEPB, Campina Grande-PB. 2012. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.