UEPB - Repositório Digital

Formulação de problemas matemáticos sobre consumo

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Joelma Matias da
dc.date.accessioned 2012-11-09T12:55:12Z
dc.date.available 2012-11-09T12:55:12Z
dc.date.issued 2012-11-09
dc.identifier.other CDD 510
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/685
dc.description SILVA, J. M. da. Formulação de problemas matemáticos sobre consumo. 2011. 74f. Monografia (Especialização em Educação Matemática Para Professores do Ensino Médio). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract A matemática é tida por muitos como uma das ciências mais difíceis de compreender. No âmbito da formulação de problemas é notória a dificuldade encontrada pelos alunos em associar conceitos e em desenvolver sua própria criatividade na criação e resolução de problemas matemáticos. A formulação de problemas, por sua vez, é um importante recurso didático que pode auxiliar o ensino-aprendizagem da matemática. O objetivo geral da pesquisa foi identificar e analisar aspectos relevantes sobre o tema transversal, consumo, através da apresentação de diversos textos. Os objetivos específicos foram formular problemas através de diferentes tipos de textos; identificar o tema comum aos textos apresentados, analisar o subtexto proposto relacionando-o com suas realidades e incentivar a criatividade. Para que esses objetivos fossem alcançados, propôs-se a formulação de dez problemas matemáticos, em dez sessões diferenciadas, onde em cada uma delas foi apresentado diferentes tipos de texto aos alunos. Na décima primeira sessão foi proposto que os alunos respondessem um questionário composto por quatro questões com a finalidade que estes relatassem o subtexto (tema implícito) e comum a todos os textos apresentados anteriormente. Os resultados obtidos nessa pesquisa realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Braz do Rêgo, nos mostram que os alunos iniciaram o processo de desenvolvimento da criatividade vinculando a Matemática ao cotidiano. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Kátia Maria de Medeiros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Problemas matemáticos pt_BR
dc.subject Cotidiano pt_BR
dc.title Formulação de problemas matemáticos sobre consumo pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta