dc.contributor.author |
Silva, Joelma Matias da |
|
dc.date.accessioned |
2012-11-09T12:55:12Z |
|
dc.date.available |
2012-11-09T12:55:12Z |
|
dc.date.issued |
2012-11-09 |
|
dc.identifier.other |
CDD 510 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/685 |
|
dc.description |
SILVA, J. M. da.
Formulação de problemas matemáticos sobre consumo. 2011. 74f. Monografia (Especialização em Educação Matemática Para Professores do Ensino Médio). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A matemática é tida por muitos como uma das ciências mais difíceis de
compreender. No âmbito da formulação de problemas é notória a dificuldade
encontrada pelos alunos em associar conceitos e em desenvolver sua própria
criatividade na criação e resolução de problemas matemáticos. A formulação de
problemas, por sua vez, é um importante recurso didático que pode auxiliar o
ensino-aprendizagem da matemática. O objetivo geral da pesquisa foi identificar e
analisar aspectos relevantes sobre o tema transversal, consumo, através da
apresentação de diversos textos. Os objetivos específicos foram formular problemas
através de diferentes tipos de textos; identificar o tema comum aos textos
apresentados, analisar o subtexto proposto relacionando-o com suas realidades e
incentivar a criatividade. Para que esses objetivos fossem alcançados, propôs-se a
formulação de dez problemas matemáticos, em dez sessões diferenciadas, onde em
cada uma delas foi apresentado diferentes tipos de texto aos alunos. Na décima
primeira sessão foi proposto que os alunos respondessem um questionário
composto por quatro questões com a finalidade que estes relatassem o subtexto
(tema implícito) e comum a todos os textos apresentados anteriormente. Os
resultados obtidos nessa pesquisa realizada na Escola Estadual de Ensino
Fundamental e Médio José Braz do Rêgo, nos mostram que os alunos iniciaram o
processo de desenvolvimento da criatividade vinculando a Matemática ao cotidiano. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Kátia Maria de Medeiros |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Problemas matemáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Cotidiano |
pt_BR |
dc.title |
Formulação de problemas matemáticos sobre consumo |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |