Resumo:
O trabalho docente vem sendo visto como estressante, pois as salas de aulas lotadas, alunos
indisciplinados, falta de condições para execução da aula, dificuldade de apoio por parte da
direção, dentre outras dificuldades que trazem sobrecarga de trabalho dos docentes. Os efeitos
do Burnout podem prejudicar o profissional em três níveis: individual, profissional e
organizacional. Este trabalho monográfico busca, a partir da literatura, trazer um estudo
apresentando a Síndrome de Burnout no trabalho de docentes através de uma revisão
bibliográfica, observando sua prevalência, fatores de risco para seu desenvolvimento, como
também sua associação com outros transtornos psiquiátricos em docentes. Como método
realizou-se uma pesquisa bibliográfica sistematizada, através de artigos encontrados nas bases
de dados da BVS e Periódicos Capes. Concluiu-se que a Síndrome de Burnout é adquirido por
conta de um nível elevado de estresse em que muitas vezes o docente é submetido.
Descrição:
GOMES, R. C. Síndrome de Burnout em docentes. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.