Resumo:
O presente artigo é fruto de um projeto de Iniciação Científica CNPq/UEPB 2011/2012,
integrando o projeto de pesquisa: Produção científica em Educação Física no Nordeste do
Brasil: analisando a produção dos docentes nas instituições formadoras do estado da Paraíba,
sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Lívia Tenorio Brasileiro – UPE. Tal projeto integra o projeto
temático: Produção científica em Educação Física no Nordeste do Brasil: os impactos do
sistema de pós-graduação - Região Sudeste - na produção de docentes, mestres e doutores e
na implementação da pesquisa nas instituições formadoras da Região Nordeste, sob a
coordenação geral do Prof. Titular Silvio Ancisar Sánchez Gamboa – Unicamp, Prof..ª Titular
Celi Nelza Zülke Taffarel - UFBA e Prof.ª Pós-Dr.ª Márcia Ferreira Chaves-Gamboa. Tem
como objetivo geral identificar e analisar os temas de estudo da produção do conhecimento
dos docentes dos cursos de Educação Física das Instituições de Ensino Superior da Paraíba.
Para tal utilizaremos como metodologia o estudo de abordagem quanti-qualitativa do tipo
documental, utilizando como fonte de coleta as tese e dissertações dos docentes dos Cursos de
Educação Física das Instituições de Ensino Superior do estado da Paraíba. Concluímos que a
maioria das produções teve como fonte de coleta a utilização de pessoas, o que reflete o
objeto de estudo da Educação Física, pois temos o corpo humano como fonte de coletas e
experimentos. E podemos observar as metodologias utilizadas que refletem muito nas fontes,
já que temos como maioria o estudo experimental e descritivo. E temos também as temáticas
tratadas que em sua maioria foram com a perspectiva de Atividade Física e Saúde.
Descrição:
SILVA, D. C. C. Produção de conhecimento em Educação Física: analisando os temas de estudo dos docentes do ensino superior na Paraíba. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.