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Percebemos, ao longo da história, que os problemas sempre fizeram parte do ensino
da Matemática. Isto é observado em vários achados arqueológicos. No entanto, a
Metodologia Resolução de Problemas é algo recente pois, normalmente os
problemas são apresentados na sala de aula mais como exercícios para a fixação
de determinado conteúdo. Os problemas fechados são aplicados logo após um
conteúdo e por isso não exigem muita interpretação e estratégias especiais para
resolvê-los, visto que apenas é necessária a aplicação das fórmulas ou informações
vistas na aula. A Metodologia Resolução de Problemas se identifica com os
problemas abertos, ou seja, aqueles que não têm vínculo com conteúdos anteriores,
e que exigem interpretação, raciocínio e estratégias de resolução. O objetivo geral
dessa pesquisa é Investigar a resolução de problemas como proposta metodológica
para as aulas de Matemática, visando uma melhor aprendizagem, pelos alunos, dos
conteúdos matemáticos ensinados no Ensino Médio. Os objetivos específicos foram:
Pesquisar sobre resolução de problemas para introdução de conteúdos matemáticos
em sala de aula; utilizar problemas que sejam ligados ao cotidiano do aluno;
Investigar, através dos problemas propostos, se o aluno percebe que nem todos os
problemas matemáticos têm aplicação imediata na vida, mas que têm grande
importância para o ensino da Matemática; propor problemas matemáticos cuja
solução pode ser encontrada através de vários modos; utilizar os conteúdos como
ferramenta que facilita a resolução dos problemas que foram propostos; Investigar,
através dos problemas propostos, que muitos problemas não têm solução;
Compreender como um professor de Matemática concebe a resolução de
problemas; Compreender as concepções dos alunos de uma turma de 3º ano do
Ensino Médio sobre a Matemática e o ensino desta disciplina. Para atingir todos
esses objetivos, desenvolvemos esta pesquisa em uma turma de 3º ano do Ensino
Médio da Escola Estadual Alcides Bezerra do Município de Cabaceiras - PB entre
maio e junho de 2011. Os resultados mostram que ainda existe um longo caminho a
percorrer até que se consiga trabalhar a Resolução de Problemas como uma
metodologia e que se for aplicada, bons resultados trará no processo de
aprendizagem dos alunos. |
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