Resumo:
O conceito de alfabetização ou letramento científico é polissêmico e se tornou um “slogan” em defesa
da melhoria da educação científica oferecida aos cidadãos. Poucos estudos explicitam claramente
procedimentos que permitam categorizar compreensões sobre o que os cidadãos devem saber ao
concluir a educação básica. Nossa intenção, neste artigo, é descrever um instrumento criado para
caracterizar a(s) concepção(ões) de alfabetização científica a partir da análise de avaliações
nacionais e internacionais dirigidas a jovens que concluíram o ensino fundamental e médio. A
hipótese de trabalho é que o conteúdo das avaliações retrata o que especialistas consideram
imprescindível aprender no Ensino Básico. Esse instrumento, que explicita o que é importante
aprender na educação básica, poderá ser usando em cursos de formação de professores.
Descrição:
GONÇALVES, T. T.
Descrição de um instrumento para identificar
diferentes concepções de alfabetização científica. 2011. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.