dc.contributor.author |
Gonçalves, Talyta Thereza |
|
dc.date.accessioned |
2012-11-09T13:05:15Z |
|
dc.date.available |
2012-11-09T13:05:15Z |
|
dc.date.issued |
2012-11-09 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.3 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/697 |
|
dc.description |
GONÇALVES, T. T.
Descrição de um instrumento para identificar
diferentes concepções de alfabetização científica. 2011. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O conceito de alfabetização ou letramento científico é polissêmico e se tornou um “slogan” em defesa
da melhoria da educação científica oferecida aos cidadãos. Poucos estudos explicitam claramente
procedimentos que permitam categorizar compreensões sobre o que os cidadãos devem saber ao
concluir a educação básica. Nossa intenção, neste artigo, é descrever um instrumento criado para
caracterizar a(s) concepção(ões) de alfabetização científica a partir da análise de avaliações
nacionais e internacionais dirigidas a jovens que concluíram o ensino fundamental e médio. A
hipótese de trabalho é que o conteúdo das avaliações retrata o que especialistas consideram
imprescindível aprender no Ensino Básico. Esse instrumento, que explicita o que é importante
aprender na educação básica, poderá ser usando em cursos de formação de professores. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Roberta Smania Marques |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica |
pt_BR |
dc.title |
Descrição de um instrumento para identificar diferentes concepções de alfabetização científica |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |