Resumo:
O processo ensino-aprendizagem de uma língua, no contexto escolar, exige dos educadores,
não apenas a busca do “método ideal” para ensinar, mas a busca de uma metodologia que
possibilite o educando a ter um ensino-aprendizagem de qualidade. Esta pesquisa tem como
objetivo geral de despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar. Este estudo
realizou-se através de pesquisas bibliográficas, baseadas em Freire (1985), Geraldi (2005), e
outros autores que estão relacionados ao tema. De início, faze-se uma reflexão sobre a leitura
na concepção escolar. Em seguida, enfatizam-se os novos olhares sobre o ensino da leitura e,
como etapas finais apresentam-se os processos de aquisição da leitura na escola que
pressupõem práticas pedagógicas mais eficientes na busca da formação de bons leitores e
produtores de textos.
Descrição:
LOPES, Maria Marcelina Valdivino. Novos olhares para uma leitura dinâmica do cotidiano escolar. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.