Resumo:
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) estabelece uma discussão inicial acerca da identidade docente, ou seja, como os professores se identificam e se definem diante de sua profissão e de suas vidas e carreiras. O intento é apreender como eles se caracterizam quanto as suas personalidades, suas ações, sua vida profissional e sua carreira docente. O trabalho mostra como a identidade docente é uma construção individual e ao mesmo tempo coletiva. Nesse sentido, o trabalho mostra a interação, o significado da identidade docente, pois como sabemos não é fácil definir a mesma, mas com competência e habilidade é possível identificar o quanto é importante essa descoberta. Usando os aportes teóricos de autores como: Hall (2006); Gomes (2008); Oliveira (2003); Marx (1983); Feracine (1998); Silva (2007); e Libâneo (s/d), foi possível identificar o quanto se faz necessário que cada professor perceba a sua identidade na vida profissional e pessoal. A partir da coleta de dados foi possível identificar como esses docentes se sentem em relação a suas carreiras, a suas vidas profissionais ao longo de anos dedicados a docência e aos que iniciaram, a pesquisa mostra o quanto a identidade e a procura da descoberta é importante para vida de cada um.
Descrição:
SILVA, Maria das Graças Diniz. A Identidade docente: perspectivas e desafios. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.