UEPB - Repositório Digital

A Identidade docente: perspectivas e desafios

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maria das Graças Diniz
dc.date.accessioned 2015-03-02T19:03:24Z
dc.date.available 2015-03-02T19:03:24Z
dc.date.issued 2015-03-02
dc.identifier.issn CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6991
dc.description SILVA, Maria das Graças Diniz. A Identidade docente: perspectivas e desafios. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) estabelece uma discussão inicial acerca da identidade docente, ou seja, como os professores se identificam e se definem diante de sua profissão e de suas vidas e carreiras. O intento é apreender como eles se caracterizam quanto as suas personalidades, suas ações, sua vida profissional e sua carreira docente. O trabalho mostra como a identidade docente é uma construção individual e ao mesmo tempo coletiva. Nesse sentido, o trabalho mostra a interação, o significado da identidade docente, pois como sabemos não é fácil definir a mesma, mas com competência e habilidade é possível identificar o quanto é importante essa descoberta. Usando os aportes teóricos de autores como: Hall (2006); Gomes (2008); Oliveira (2003); Marx (1983); Feracine (1998); Silva (2007); e Libâneo (s/d), foi possível identificar o quanto se faz necessário que cada professor perceba a sua identidade na vida profissional e pessoal. A partir da coleta de dados foi possível identificar como esses docentes se sentem em relação a suas carreiras, a suas vidas profissionais ao longo de anos dedicados a docência e aos que iniciaram, a pesquisa mostra o quanto a identidade e a procura da descoberta é importante para vida de cada um. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ada Kesea Guedes Bezerra pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Identidade docente pt_BR
dc.subject Profissão pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title A Identidade docente: perspectivas e desafios pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta