Resumo:
Este trabalho monográfico apresenta aspectos relacionados ao papel do tutor presencial nos cursos ofertados pelo Polo de Apoio Presencial de Itaporanga-PB na modalidade de Educação a Distância. Para contemplar essa prerrogativa, a pesquisa teve como principal objetivo identificar as dificuldades enfrentadas pelos tutores da UFPB virtual em desempenhar suas funções. Inicialmente para detectar esses obstáculos, levantou-se a quantidade de alunos matriculados atualmente no polo e em quais cursos, como também identificar quais os cursos que tem o maior número de alunos evadidos e por quais motivos. Tais dados foram coletados junto à administração do Polo, enquanto que, o envolvimento da tutoria foi verificado através da aplicação de questionários. A pesquisa abordada é do tipo quali-quantitativa, pois responde a questões específicas se preocupando com acontecimentos reais, e que podem ser quantificáveis. A coleta de referencial teórico se deu através de pesquisa bibliográfica. Foram realizadas visitas ao local do objeto estudado. Ao final dos estudos realizados observou-se que os tutores presenciais desempenham funções variadas, tais como, orientador e facilitador, auxiliando os alunos para que eles concluam com êxito seus respectivos cursos.
Descrição:
XAVIER, Egídio Dias. Educação à distância: atribuições e dificuldades da tutoria nos cursos ofertados pelo polo de apoio presencial de Itaporanga-PB. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014.