Resumo:
Diante do conhecido desinteresse dos alunos em relação à leitura e à pesquisa, e
mediante o grande avanço tecnológico, faz-se necessário pensar em atividades
diversas com uso dos aparatos tecnológicos que envolvam os aprendentes nas
aulas de Língua Portuguesa, a fim de despertar o prazer e o hábito pela leitura,
principalmente nas aulas de Literatura a fim de evitar, inclusive, a evasão escolar e
adequar-se às vivências cada vez mais digitais dos discentes, voltadas para
atividades de comunicação e entretenimento. As tecnologias digitais estão
adentrando o âmbito escolar, podendo contribuir efetivamente para o aprendizado se
for planejado e mediado pelo professor, que terá que se capacitar para atender essa
demanda. Com o intuito de pensar sobre as possibilidades práticas da inserção das
tecnologias digitais nas aulas de literatura, organizou-se um trabalho didático e de
pesquisa, classificado como participante, estruturado com três turmas do Ensino
Médio da EEEFM Prof.ª Dione Diniz O. Dias, na cidade de Sousa-PB. Essa pesquisa
teve como o objetivo principal refletir sobre as possibilidades práticas da inserção
das tecnologias digitais nas aulas de literatura, a fim de resgatar nos discentes o
gosto e o interesse por atividades expressivas e culturais. Para tanto, utilizou-se
como embasamento teórico as ideias de Lévy (1999), Pucci Neto(2009), Almeida
(online), entre outros. Como resultado, identificou-se que a maioria dos alunos
interessa-se por atividades educativas no ensino de literatura que lhes permitam
atuar como protagonistas da formação, com aulas que se tornaram mais atrativas e
dinâmicas a partir do uso das tecnologias digitais.
Descrição:
NOGUEIRA, Daniele Maria Carneiro. O Uso de tecnologias na prática do ensino de literatura no ensino médio. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.