UEPB - Repositório Digital

O Uso de tecnologias na prática do ensino de literatura no ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nogueira, Daniele Maria Carneiro
dc.date.accessioned 2015-03-05T17:58:01Z
dc.date.available 2015-03-05T17:58:01Z
dc.date.issued 2015-03-05
dc.identifier.issn CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7009
dc.description NOGUEIRA, Daniele Maria Carneiro. O Uso de tecnologias na prática do ensino de literatura no ensino médio. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Diante do conhecido desinteresse dos alunos em relação à leitura e à pesquisa, e mediante o grande avanço tecnológico, faz-se necessário pensar em atividades diversas com uso dos aparatos tecnológicos que envolvam os aprendentes nas aulas de Língua Portuguesa, a fim de despertar o prazer e o hábito pela leitura, principalmente nas aulas de Literatura a fim de evitar, inclusive, a evasão escolar e adequar-se às vivências cada vez mais digitais dos discentes, voltadas para atividades de comunicação e entretenimento. As tecnologias digitais estão adentrando o âmbito escolar, podendo contribuir efetivamente para o aprendizado se for planejado e mediado pelo professor, que terá que se capacitar para atender essa demanda. Com o intuito de pensar sobre as possibilidades práticas da inserção das tecnologias digitais nas aulas de literatura, organizou-se um trabalho didático e de pesquisa, classificado como participante, estruturado com três turmas do Ensino Médio da EEEFM Prof.ª Dione Diniz O. Dias, na cidade de Sousa-PB. Essa pesquisa teve como o objetivo principal refletir sobre as possibilidades práticas da inserção das tecnologias digitais nas aulas de literatura, a fim de resgatar nos discentes o gosto e o interesse por atividades expressivas e culturais. Para tanto, utilizou-se como embasamento teórico as ideias de Lévy (1999), Pucci Neto(2009), Almeida (online), entre outros. Como resultado, identificou-se que a maioria dos alunos interessa-se por atividades educativas no ensino de literatura que lhes permitam atuar como protagonistas da formação, com aulas que se tornaram mais atrativas e dinâmicas a partir do uso das tecnologias digitais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rosângela de Araújo Medeiros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.title O Uso de tecnologias na prática do ensino de literatura no ensino médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta