Resumo:
Diversas são as áreas que vêm se preocupando com crianças e adultos com dificuldades em
aprendizagem matemática. Percebe-se, atualmente, inúmeras dificuldades dos alunos,
relacionadas à capacidade de resolver problemas matemáticos. Nesta área, a dislexia no
ensino e aprendizagem da matemática, assim como a discalculia, ganha destaque, pois afeta as
condições de desenvolvimento da capacidade cognitiva do aluno, impedindo que tenha
melhor construção de ações que possam facilitar sua aprendizagem. Assim, o presente
trabalho objetiva compreender de que forma a dislexia, interfere no processo de
aprendizagem, nas crianças em fase escolar, estabelecendo orientações aos professores e
sugerindo ideias que facilitam o ensino da matemática na escola e na vivência diária.
Considerando esta situação, o presente estudo, tem como principal objetivo buscar as
dificuldades de aprendizagem relacionadas à aprendizagem da matemática, bem como
identificar procedimentos pedagógicos para lidar com alunos que apresentam tais
dificuldades. A Dislexia pode levar a criança ao fracasso escolar, por isso, consideramos
importante tecer algumas estratégias de ensino, as quais possibilitarão ao professor ensinar de maneira que melhor possibilitará a aprendizagem ao aluno disléxico.
Descrição:
VASCONCELOS, K. N. de L. Reflexão sobre a dislexia no ensino e aprendizagem da Matemática. 2015. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.