Resumo:
Notoriamente a educação está incorporada em um contexto social, histórico, cultural e
econômico, como um forte potencial de metamorfose na sociedade. Neste sentido, estamos
diante de várias mudanças ocasionadas pelo desenvolvimento tecnológico, que
consequentemente afetam os modos de ensinar e aprender nos espaços formais. As
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) se enquadram na atualidade, como
instrumentos pedagógicos capazes de auxiliar o professor no processo de construção do
conhecimento, sendo capaz de proporcionar uma aprendizagem significativa. Dessa forma o
professor precisa urgentemente atualizar-se tecnologicamente, primando pelas melhorias no
ensino aprendizagem dos seus estudantes. A presente pesquisa tem como objetivo avaliar uma
sequência didática auxiliada pelo uso das TIC’s, numa perspectiva contextualizada para o
conteúdo de cinética química com 30 estudantes do 2° ano do Ensino Médio de uma escola
pública do Município de Campina Grande-PB. Trata-se de um estudo de caso, que se valeu do
método de procedimento, o analítico descritivo e de abordagem de investigação qualiquantitativa.
Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários. Os dados
coletados foram representados em gráficos, categorizados em tabelas, discutidos e
interpretados sob á luz do referencial teórico. Os resultados apontam algumas limitações em
relação ao nível de aprendizagem por parte dos alunos, no entanto, observa-se que a
metodologia de ensino incorporada através do uso de várias estratégias auxiliada pelo o uso
das TIC’s, foi bem aceita pelos alunos, o que favoreceu para provocar estímulo e interesse nas
aulas ministradas.
Descrição:
SILVA, T. C. de A. Avaliação de uma sequência didática auxiliada pela utilização das tecnologias da informação e comunicação para o conteúdo de cinética química.
2014. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.